quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Dicas para deixar sua internet mais rápida

Muitas pessoas não estão satisfeitas com a velocidade de sua internet, o Brasil ainda está atrasado neste seguimento em comparação a países como Estados Unidos, Coréia, e Japão, porém existem procedimentos que podem melhorar isso.

Primeiramente, é importante testar a velocidade da sua internet, para saber se a velocidade que o serviço de banda larga promete está realmente sendo liberada. Para fazer isso existem vários sites de testes, que mostram a velocidade de navegação, e também a taxa de transferência de download, eu recomendo o http://www.rjnet.com.br/.

Para os que usam internet sem fio, é importante posicionar bem o roteador, pois dependendo da distância que ele fique do computador, pode ter uma velocidade menor, paredes, portas e janelas fechadas também reduzem a qualidade do sinal. O uso de uma senha também é essencial para que evitar que vizinhos “roubem” o seu sinal de internet, tornando assim a navegação mais lenta.

Os Browsers, que são os programas utilizados para se navegar na internet estão constantemente sendo atualizados, com mecanismos de segurança, e atualizações que permitem uma navegação cada vez mais rápida e segura. Por isso é importante sempre mantê-los atualizados.

Apesar de o Internet Explorer ser o navegador mais utilizado, existem outros que em minha opinião e na de muitos outros especialistas superam a sua qualidade, como o Google Chrome, e o Mozilla Firefox, vale a pena tentar usá-los por mais que usuários leigos tenham certa dificuldade de se adaptar no início. A diferença é mais perceptível em computadores mais lentos, aonde o Chrome, por exemplo, se inicia e tem uma navegação mais veloz que o Internet Explorer.

Programas Compartilhadores P2P(Peer-to-Peer), como Ares e Limewire são ótimos para o download de músicas e filmes, porém às vezes o usuário após baixar algum arquivo, se esquece de fechar o programa, e ele fica minimizado enviando arquivos para outros usuários, o que pode prejudicar a velocidade de navegação, dependendo do tamanho e da quantidade de arquivos que estão sendo enviados.

E assim como os programas compartilhadores P2P, outros softwares também acabam funcionando muitas vezes sem que o usuário perceba, eles fazem atualizações, e dependendo da velocidade da internet e do número de atualizações podem prejudicar a navegação. Algumas atualizações podem ser canceladas definitivamente, e outras mais importantes serem configuradas para se realizarem em um horário mais conveniente ao usuário.


Texto:
Francesco Antonio Picciolo

0 comentários:

Postar um comentário