sábado, 24 de dezembro de 2011

Java - Vantagens e Desvantagens




Introdução
A linguagem de programação Java surgiu na década de 90, não existe uma versão oficial para o motivo de seu nome, uma versão que circula pela internet é que, pelo fato dos programadores que participavam do projeto da criação desta linguagem consumiam muito café, e decidiram homenagear a ilha de Java, já que era de lá que vinha o café consumido por eles.
 O Java Foi criado por uma equipe de engenheiros liderada por um programador canadense chamado James Gosling, na empresa Sun Microsystems, e com o passar dos anos foi se tornando uma das linguagens de programação mais utilizada do mundo. Segundo dados oficiais está presente em 800 milhões de computadores pessoais, 2,1 bilhões de celulares, 3,5 bilhões de cartões inteligentes, além de webcams, sistemas de navegação de automóveis, dispositivos médicos entre muitos outros.
Porém existem diferentes pontos de vista no que se refere à qualidade, e confiança no desenvolvimento, e na aplicação da linguagem Java. Se por um lado para muitos ela é a melhor linguagem de todas, mais confiável e mais versátil, para outros existem muitas desvantagens a serem apontadas e debatidas.
Vantagens
Por ser uma linguagem Free, o seu custo é quase nenhum, e os seus editores e ambientes de produção, por exemplo, NetBeans, Jcreator, Eclipse, entre outros são de distribuição gratuita. Também possui servidores de aplicação gratuitos como: Jetty, Jboss, Tom Cat.
Java é um a linguagem Multi-Threaded, ou seja, ela é capaz de suportar um processamento paralelo múltiplo.
Com Java é possível criar aplicativos eficientes para telefones celulares, e produtos de consumo de baixo custo, e praticamente qualquer outro dispositivo digital.
O mesmo código me Java roda em diversas plataformas, sem que o código precise ser alterado, permitindo que as aplicações possam ser facilmente migradas entre os servidores.
O Java é uma linguagem ideal para a criação de jogos, pois ele ajuda a controlar o complexidade dos programas e a reusar o seu código, reduzindo assim o tempo de desenvolvimento.
Pelo fato do Java ser uma linguagem de programação orientada a objetos, é possível reutilizar o código produzido, assim reduzindo tempo, e também deixando o funcionamento da aplicação otimizado. Com melhorias como a compilação especulativa ele aproveita o tempo ocioso do processador para pré-compilar bytecodes para código nativo. Existe o HotSpot da Sun, que é um mecanismo muito mais bem elaborado, ele guarda informações disponíveis somente em tempo de execução para otimizar o funcionamento da JVM, isso faz com que a JVM vá de certa forma “aprendendo” e melhorando o seu desempenho.
O suporte a essa linguagem é muito extenso, já que a comunidade Java cresceu bastante. Existem vários eventos, revistas com informações específicas, além de fóruns e artigos sobre a linguagem Java criados pelos JUGs (Java User Groups) que são os grupos de usuários Java, programadores, estudantes, professores, que contribuem gratuitamente para a solução de problemas, e informações.
No Brasil grandes bancos utilizam Java nos sites de home Banks, que são diariamente acessados por milhares de clientes. O Governo Federal também usa Java em alguns sites de grande acesso.
Desvantagens
A pré-compilação exige tempo, isso faz com que os programas Java demorem mais para carregar, isso não é um problema para os que rodam em servidores, mais em computadores pessoais podem causar uma lentidão do sistema.
O Java tem especificações rígidas no que diz respeito ao funcionamento dos seus tipos numéricos. Essa especificação nem sempre condiz com a implementação de pontos flutuantes dos processadores, o que faz com que o Java trabalhe mais lentamente do que outras linguagens em aplicações que exigem bastante processamento numérico.
É possível aplicar facilmente a engenharia reversa, pois o Java utiliza bytecode, o código fonte de uma aplicação original pode ser facilmente recuperado, gerando assim vários problemas para aplicações comerciais.
Os aplicativos em Java não funcionam em celulares com o sistema operacional Android, pelo menos não sem o uso de emuladores, que demandam um conhecimento mais elevado do usuário para a sua instalação.
Com relação ao desempenho as aplicações Java não são tão lentas que não possam ser utilizadas em desktops. Hoje em dia o Java tem um desempenho muito próximo ao das aplicações em c++, a grande diferença das aplicações feitas em Java, é que a lentidão se dá no “start” da aplicação, quando são gerados bytecodes. 
Quando avaliamos vantagens e desvantagens de uma linguagem de programação, essas opiniões nem sempre são comuns a todos que usam a linguagem Java, pois dependem além da preferência de cada um, da experiência do programador, da adaptabilidade dele em programar em novas linguagens, dos requisitos do projeto, e também da qualidade dos equipamentos que são utilizados. Mas com certeza o número de vantagens do Java supera o de desvantagens, o que leva a conclusão de que o uso da Tecnologia Java vaicontinuar crescendo cada vez mais em todo o mundo.
Referências:

Texto:



0 comentários:

Postar um comentário